segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Volta às aulas: período de adaptação!

Adaptação escolar é um tempo de novas descobertas e de muitos receios, para filhos e pais. Confira os medos mais comuns das crianças na educação infantil e no início do fundamental, e saiba como lidar com eles

'Você vem me buscar?'


Essa era a pergunta que Joana, de 3 anos, repetia para a mãe, Ivelise Gianfaldoni, 44. 'Acho que ela queria dizer 'mamãe, você não vai me deixar aqui, né?'', conta Ivelise. O principal medo da criança pequena é o de ser abandonada pelos pais. Quando ela está na escola nova, esse receio se torna constante. Ela está em um espaço que não conhece, com gente estranha. Para agravar, ainda tem pouca noção de tempo. Não sabe quando vai voltar para casa. As escolas tentam acalmar as crianças ensinando a rotina com desenhos, hora do lanche, de brincar e de ir embora. Em casa, vocês também podem ajudar relembrando a rotina.


'Mamãe, quero ficar com você!'

Uma grande aflição das crianças, o momento da separação costuma ser tenso. O filho chora ou, muitas vezes, pergunta se a mãe pode ficar mais um pouquinho. 'Normalmente é a primeira vez que a criança ficará sozinha sem ninguém de referência da família e acaba chorando pelo medo que essa separação provoca', diz Paula Bacchi, orientadora educacional. Para aliviar a tensão, faça combinados e cumpra para dar segurança à criança (e a você). Se falar que vai estar esperando lá fora, fique. Era o que fazia Valéria Schandert, mãe do Heitor, de 4 anos. Toda vez que o menino queria vê-la, a professora o levava. E lá estava Valéria. Não suma. Não se atrase e não minta para o seu filho. Ao sair, diga a verdade; diga que você vai trabalhar (por exemplo) e que você volta para buscá-lo. 'Também ajuda conversar em casa com a criança e contar quem vai protegê-la quando a mamãe não estiver por perto', orienta Paula.


'Eu quero o meu paninho!'


No início das aulas, levar os brinquedos ou objetos preferidos é comum e normalmente bem aceito pela maioria das escolas. Mas pergunte antes se a sua também concorda com a prática. 'Na adaptação, a criança precisa ter paninho, mamadeira, chupeta, brinquedo preferido porque são objetos familiares, representam a 'casa' para ela', explica Marcelo Cunha Bueno, coordenador pedagógico, em São Paulo. 'E também cria um elo entre a escola e a casa, ligação necessária para o sucesso da adaptação'. É comum algumas crianças que não levam os objetos ficarem o tempo todo com a mochila nas costas sem querer pendurar no cabide. 'Costumo brincar dizendo que ela está com a casa, e não a mochila, nas costas', diz Marcelo. Aos poucos, escola e pais devem incentivar a criança a deixar o objeto na mochila, depois no carro e, por fim, em casa. 'Porque é necessário que os pequenos consigam conviver, brincar, comer sem depender desses objetos', diz Paola.
 
Patrícia Cerqueira - Revista Crescer

Um comentário:

  1. Parabéns pelos post, é excelente! Auxilia muito a prática docente!

    Abraços!

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Equipe Bem-Me-Quer