quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sugestões de Brincadeiras para Dias de Chuva

Chuva? Oba!

Brincar é muito bom né? Ainda mais quando a criançada se reúne para correr, pular, jogar bola, brincar de pique... Mas há dias que a chuva não dá trégua e então é melhor a criançada ficar em casa para não ficar toda ensopada e pegar um resfriado.

Mas existem muitas formas para eles se divertirem dentro de casa. Eles podem desenhar, construir um novo brinquedo ou criar brincadeiras novas. Aí vão algumas sugestões para brincadeiras:

Jogo da Memória

Material Necessário: 20 potinhos de Iogurte vazios
                             10 pares de coisas sortidas ( chaves, apitos, tampinhas, etc. )

Preparação: peça para alguém que não vai participar da brincadeira para distribuir os potinhos em fileiras e colocar um objeto embaixo de cada potinho ( de forma aleatória ).

Desenvolvimento: dividir em duas equipes. Um membro de cada equipe abrirá dois potinhos, para que todos vejam o conteúdo. Se os objetos mostrados formarem um par, os potes serão retirados do jogo, a equipe ganha um ponto e o jogador poderá tentar outra vez. Se não, os potinhos são virados novamente com os objetos sob eles e o jogador dará a vez a equipe adversária. O jogo continua até que não restem mais potes. 

Meu Espelho


Formação: em duplas.

Desenvolvimento: Na dupla, um integrante será o espelho do outro (a que imitará os gestos), isto é, todo gesto que um fizer, seu par deverá imitá-lo. A dupla deverá depois trocar de papéis.
Sugestão: use música instrumental com ritmos variados para deixar a brincadeira mais divertida.
 
O Barquinho

Material Necessário: Barquinho de Papel

Formação: Crianças em roda

Desenvolvimento: Um adulto explica a brincadeira que consiste em repetir uma frase completando-a de acordo com o combinado: - " Lá vai o barquinho carregado de ...". Exemplo: frutas, flores, animais, etc.
A criança que recebe o barquinho, repete a frase acrescentando no final a "carga" que foi combinada (de acordo com a categoria estabelecida) e passa para a criança ao lado. E assim, sucessivamente, passando o barquinho de criança para criança, até que se esgote o que levar no barquinho. Não vale repetir!
 
Ideogramas


Material necessário: Papel e uma caneta ou lápis por equipe.

Desenvolvimento: Um membro da equipe vai até o chefe, que lhe sussurra algo no ouvido. De volta ao seu grupo, a criança deverá desenhar o que seu chefe lhe disse. A primeira equipe que adivinhar o que o desenho representa vence o jogo. Não é permitido que o jovem dê qualquer tipo de pista, por meio de voz, gestos ou escrita.

Torce-retorce


Material necessário: 15 folhas de papel (sendo três de cada cor), fita adesiva, papel branco para escrever, caneta ou lápis e duas sacolas.

Preparação: Corte três folhas de papel da mesma cor em forma de coração, três em forma de quadrado, três em forma de triângulo, três em forma de círculo e três em forma de losango. Espalhe as figuras pelo chão e cole com fita adesiva. Em pedaços de papel, escreva: mão direita, mão esquerda, cotovelo direito, cotovelo esquerdo, pé direito, pé esquerdo, queixo, coração, quadrado, triângulo, círculo e losango. Separe os nomes de partes do corpo e os nomes das figuras em duas sacolas.

Desenvolvimento: Divida o grupo em duplas. Um vai sortear e o outro da dupla vai executar as orientações. A ordem é seguir o que for sorteado (um papel de cada sacola). Por exemplo, se a dupla tirar "coração" e "mão direita", coloca a mão direita em um dos corações no chão. Fica nessa posição enquanto o outro jogador faz o sorteio. Quando todos tiverem feito isso, vem a segunda rodada. Se você tirar "losango" e "queixo", tem de colocar o queixo no losango, sem sair da posição anterior. Quem não conseguir fazer todas as combinações sai do jogo.

Os jogos podem ser adaptados para cada idade.





Um comentário:

  1. Amei as dicas... vou fazer isso sim.. porque com tres em casa tá complicado.. !!! rsrsrs
    Beijinhos
    Bel

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!
Muito obrigado!

Equipe Bem-Me-Quer